A capela Saint Benedict, localizada na vila de Sumvitg, Graubünden, foi projetada pelo arquiteto reconhecido pelo Pritzker, Peter Zumthor, em 1988. O modesto exterior da capela encapsula a beleza e a simplicidade das obras de Zumthor, enquanto o interior exibe sua artesania incomparável.
A edificação foi construída na pequena aldeia de Sumvitg após uma avalanche em 1984 que destruiu a antiga capela de estilo barroco. O terreno íngreme, que oferece deslumbrantes vistas às montanhas, é protegido de futuras avalanches por uma floresta que o envolve.
Em uma entrevista ao The New York Times, Zumthor explicou seu processo projetual: "Quando eu começo, minha primeira ideia para um edifício é com o material. Eu acredito que a arquitetura é sobre isso. Não é sobre o papel, não é sobre as formas. É sobre espaço e material". [1]
Embora Zumthor tenha utilizado materiais e técnicas modernas para este projeto particular, a capela em forma cilíndrica mescla-se naturalmente em seu contexto, sem ofender a dimensão tradicional e histórica da vila alpina. Por exemplo, a capela é construída com telhas e tesouras de madeira, semelhante às casas tradicionais locais.
O telhado da capela inspira-se na estrutura do casco de um barco. Mediando entre o telhado expressivo e a base de madeira mais tradicional abaixo, está uma solução elegante, mínima: um anel das colunas de madeira verticais e painéis de vidro que coroam a capela, permitindo que a luz natural penetre o espaço interior.
O espaço interno único contém colunas minimalistas de madeira, vigas e bancos, mostrando o trabalho de Zumthor e sua abordagem delicada aos material e aos detalhes.
[1] Pogrebin, Robin: Pritzker Prize goes to Peter Zumthor. Publicado em the New York Times em 12 de Abril de 2009
- Ano: 1988
-
Fotografias:Felipe Camus